terça-feira, 24 de agosto de 2010

Um Percurso Uma História Os Salões de Belas Artes

http://www.artegabama.com.br

.
.

Uma exposição que percorre a história de uma das mais tradicionais formas de incentivo do Estado às artes desde a década de 1930 até o ano de 2006: o Salão Paulista de Belas Artes.

O Salão foi, até os anos de 1960-70, praticamente um dos únicos meios gratuitos para artistas exporem seus trabalhos até que no final da década de 1960, outros Salões, começaram a projetar novas gerações de artistas.


Grande parte do acervo artístico dos Palácios foi constituída na década de 1970, por meio de aquisições, doações e concursos, mas ele contém uma expressiva quantidade de obras que participaram dos Salões. Assim, a exposição reúne pinturas e esculturas apresentadas em dois núcleos. O primeiro expõe obras das coleções dos Palácios do Governo de São Paulo, algumas provenientes das premiações, menções honrosas e prêmios aquisitivos dos Salões. No segundo núcleo, são destacados artistas presentes no Acervo dos Palácios que participaram dos Salões realizados entre 1933 e 2003, ainda que as obras expostas não tenham participado deles.


Entre as obras expostas estão as de artistas como César Anderáos, Tarsila do Amaral, Aldo Bonadei, Ernesto De Fiori, Luis Morroni, Anita Malfatti, Oscar Pereira da Silva, Rebolo, Alfredo Volpi, Victor Brecheret, Antonio Rocco, Ângelo Simeone, Pacheco Ferraz, Colette Pujol, Oswaldo Teixeira, Levino Fanzeres, Dakir Pareiras, K.Takahashi, Emídio Carvalho e Oscar Campiglia.


A curadora, Ana Cristina Carvalho, ainda destaca: “A exposição revisita os Salões por meio das obras expostas, trazendo para a atualidade a reflexão e a discussão de uma forma de atuação na prática do fomento e difusão das artes que, a despeito de suas efetivas contribuições, para muitos, está esquecida há tempos”.


A exposição é no Palácio dos Bandeirantes, Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2 - São Paulo. Está aberta das 10 às 17 horas, de terça a domingo, mas vai até o dia 15 de novembro de 2010, então não perca tempo.

Fonte

Arte Gabama, o natural em seu melhor estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

promovare web